O ano de 2023 se reservará às comemorações do centenário de nascimento de Caio Vianna Martins.
Muitas atividades estão sendo desenvolvidas.
Foi nesta casa da foto acima, que nasceu Caio Vianna Martins. Fica na cidade de Matozinhos/MG, cerca de 45 Km de Belo Horizonte
No dia 18 de dezembro de 2022, no local do acidente, no Memorial Caio Vianna Martins, estaremos inaugurando um marco dos 84 anos do acidente que vitimou o herói nacional e Escoteiro Padrão do Brasil.
Durante todo os meses de junho e julho de 2022, a equipe destinada a promover os festejos comemorativos dos 99 anos de nascimento de Caio Vianna Martins, estiveram na cidade de Antônio Carlos/MG, cidade onde ocorreu o acidente da Mantiqueira em 1938, para atuarem junto à Prefeitura, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Casa de Cultura, para elaborarem o projeto com vistas a alcançar sucesso no centenário de nascimento.
Daí surgiu a grande iniciativa da Casa de Cultura, dirigida pela senhora Shirlei Aparecida Gomes que, com sua iniciativa e disponibilidade, possibilitou a conquista do maior evento oferecido ao jovem escoteiro padrão dos Escoteiros do Brasil.
A partir do projeto apresentado, tivemos uma audiência com o Exmo. Sr. Prefeito Marcelo Ribeiro da Silva que prontamente nos acolheu, entendendo que a cidade precisava incluir em sua pauta cultural, os feitos de Caio Vianna Martins.
Daí surgiram os resultados apresentados abaixo..:
a) uma homenagem seria construída na praça central da cidade;
b) uma gincana cultural seria estabelecida entre os alunos da rede pública, municipal e estadual para promoverem a imagem do jovem;
c) um passeio ciclístico com escoteiros e jovens de Barbacena e outras cidades;
d) uma grandiosa exposição dos trabalhos escolares seriam expostos em local de visitação para a comunidade;
e) o encerramento da semana, culminando com a visitação ao Memorial Caio Vianna Martins na Parada Araújo.
E assim, tudo aconteceu.
Presentes na praça central, no dia 13 de julho, o Exmo. Sr. Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários, o Presidente da Região Escoteira de Minas Gerais e demais Autoridades, após a apresentação do Hino Nacional Brasileiro, foi descerrada a placa comemorativa e, em seguida, a inauguração do espaço cultural, destinado a apresentação dos trabalhos escolares.
Dias de júbilo e muita alegria para Escoteiros e toda a comunidade.
Foram 5(cinco) dias de comemoração, do dia 13 de julho até o dia 17 de julho de 2022.
Como primeiro ato, no dia 13 de julho, será inaugurada, bem no centro da cidade, em frente a Escola Municipal Adelaide Andrada, situada na Avenida Henrique Diniz, 129, uma placa alusiva aos feitos do jovem Escoteiro, oportunidade em que será descerrada pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal e demais representantes da Secretaria de Cultura e Casa de Cultura.
Para os dias 14 e 15 de Julho, as escolas estarão apresentando projetos escolares com a temática sobre Caio Vianna Martins, a serem expostos na Casa de Cultura, nas escolas e outros pontos da cidade.
No dia 16 acontecerá uma grande passeata ciclística que, saindo de Barbacena, chegará a Antonio Carlos, juntamente com uma grande caravana de Jeeps, para percorrerem a cidade e em seguida se dirigirem ao Memorial na Parada Araújo.
No dia 17 – domingo, já no Memorial Caio Vianna Martins, com a presença de diversos grupos escoteiros convidados, será encerrada a semana de comemorações com o hasteamento das bandeiras e homenagens póstumas.
No ano de 1973, na cidade de Matozinhos, a Região Escoteira de Minas Gerais, realizou uma grande atividade Escoteira, com a presença e participação de jovens de diversos estados, para comemorarem os 50 anos de Nascimento do jovem herói Caio Vianna Martins.
Este evento teve a duração de 3(tres) dias e muitas atividades foram realizadas.
Homenagens póstumas foram feitas através da entrega da Medalha de Valor aos familiares.
Vejam abaixo, algumas fotos
Agripa Vasconcelos foi o autor da primeira e única obra dedicada a Caio Vianna Martins, seu livro “A morte do Escoteiro Caio”.
Agripa Vasconcelos foi um escritor de sucesso. Seus livros venderam milhares e ainda vendem. Agripa Vasconcelos escreveu “Silêncio”, poema, que o levou à Academia Mineira de Letras, aos 22 anos de idade, sucedendo a Alphonsus de Guimaraens: O livro foi vendido no Rio em 30 dias e está esgotado até hoje.
“Nós e os Caminhos do Destino”, foi outro êxito. O romance “Fome em Canaã” concorreu ao Concurso da Revista “O Cruzeiro”, e foi premiado. “Suor de Sangue” ganhou o prêmio “Olavo Bilac”, da Academia Brasileira de Letras, primeiro prêmio dos livros brasileiros de poesia, em 1949. Depois veio “A Morte do Escoteiro Caio”.
Escreveu livros científicos – “De que morreu o Aleijadinho”, em que diagnosticou a morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho: especialistas, em livros posteriores confirmam seu parecer, como o mestre Miguel Couto, que escreveu ao aluno que entregava a mão à palmatória, convencido que ficara de seu antigo erro.
Agripa escritor mineiro de corpo e alma, um verdadeiro fanatismo. “Para ele, os poetas, os ensaístas, os romancistas mais notáveis da América são os de Minas Gerais”, disse um crítico.
Era médico, foi para o Nordeste como cirurgião-chefe da Companhia Hidro Elétrica de Paulo Afonso, Bahia, onde construiu o “Hospital Nau Souza”.
Aposentado do Banco do Brasil, do Instituto Federal e de companhias particulares no Recife, onde clinicou. Faleceu em Belo Horizonte, no dia 21 de janeiro de 1969.
Escreveu romances de sucesso: “Sinhá braba, “A vida em flor de dona Beja” (que inspirou a famosa novela), “Gongo-sogo”, “Chica que manda”, um excelente romance sobre Chica da Silva.
Como poeta está quase desconhecido.
O livro sobre Caio Vianna Martins, esgotou-se muito rapidamente e, hoje, já não se encontra disponível.
Veja abaixo as imagens do livro com o maravilhoso poema em sua honra (clique para ampliar a imagem).
Uma grande homenagem ao nosso jovem herói, está localizada no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Niterói.
Trata-se do Estádio de Futebol, que hoje está sob a concessão do Botafogo F.R
A denominação de “Estádio Caio Martins” aconteceu após a edição do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, na data de 11 de setembro de 1940.
Toda documentação tramitada junto ao governo estadual, você pode ver nas imagens abaixo.
Também poderá ver as fotos da inauguração e ainda os pais de Caio presentes a solenidade.
A tramitação de toda a documentação esteve a cargo da então “Federação dos Escoteiros Fluminenses” que, na ocasião era dirigida por seu presidente, Joaquim do Couto
Além de todas estas informações, observamos a existência de um Unidade Escoteira Local ou seja, um Grupo Escoteiro que atua dentro do Complexo Esportivo e, bem em frente ao complexo, também existe uma estátua do jovem Caio Vianna Martins.
Veja mais abaixo algumas fotos. (Clique para ampliar a imagem).
Em dezembro de 1988, exatamente quando eram completados 50 anos do Acidente da Mantiqueitra, Barbacena, através do então existente Grupo Escoteiro Anhanguera, juntamente com a Prefeitura local, prestigiou o jovem herói Caio Vianna Martins, instalando na praça principal um pequeno e singelo monumento ao Escoteiro Padrão.
Veja mais abaixo algumas fotos. (Clique para ampliar a imagem).
Uma das primeiras homenagens a Caio Vianna Martins, foi erigida na cidade de Juiz de Fora/MG, no mes de junho de 1944, sob os auspícios do Instituto Granbery, mantenedor do Grupo Escoteiro 002/MG Caiuás, que juntos possibilitaram a implantação de uma linda estátua em bronze, em homenagem aos 6(seis) anos do Acidente, ocorrido no ano de 1938. Referido monumento foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora por sua importância cultural, através do decreto no. 6941/2000.
Naquele dia de 25 de junho de 1944, uma missa solene foi realizada no Parque Halfeld, consagrando os feitos daquele que foi um grande herói.
O autor da obra foi o Alfredo Gallant e a execução da empresa Frateschi e Cia.
Material utilizado.: Miniatura de bronze sobre pedestal de granito, produzida em tamanho real. Na imagem original, constava ainda um bastão, do mesmo metal, que o jovem carregava na mão direita. Com o passar do tempo, as diversas depredações descaracterizaram o belo trabalho, sendo que hoje a estátua permanece sem aquele acessório escoteiro.
Esta linda homenagem encontra-se instalada bem no centro da cidade de Juiz de Fora, no local denominado “Parque Halfeld”, um belo parque ajardinado e com grande fluxo de transeuntes.
Abaixo algumas fotos ilustrativas. (Clique para ampliar a imagem).