Clique para ampliar a imagem
Criada provavelmente pela Confederação Brasileira dos Escoteiros do Mar, aparece pela primeira vez no estatuto de 1924 como “Medalha de Salvamento de Vida“. Já possuía o formato da Cruz de Malta.
Em 1934, aparece com o mesmo formato no estatuto da Federação dos Escoteiros Católicos do Brasil, mas com o nome de “Cruz de Valor“, igualmente concedida nos graus bronze, prata e ouro, mas com fita chamalote vermelha ao invés de verde. Em 1936, foi definida nos estatutos da União dos Escoteiros do Brasil com o nome de “Medalha de Valor“. Em vez de ser confeccionada em bronze, prata e ouro, a inovação estava no fato de que os três graus tinham a cruz de malta em ouro.
A diferenciação estava na cor da fita chamalote. A “Cruz de Bronze” tinha fita vermelha; a “Cruz de Prata” tinha fita azul e a “Cruz de Ouro”, fita com listas azul e vermelha. Em 2011 ela passa a ser chamada de Medalha Cruz de Valor Caio Vianna Martins, em homenagem ao heroico escoteiro.
O que é a Medalha de Cruz Valor Caio Vianna Martins e para quem pode ser concedida? É uma medalha muito especial, destinada a premiar associados do Movimento Escoteiro, jovens ou adultos, por ações de valor, salvamentos e outros atos que demonstrem coragem e heroísmo.
Ela pode ser concedida nos graus bronze, prata e ouro, segundo a importância do fato e o grau de periculosidade dos atos a que deram causa.
É vedada a outorga desta condecoração no mesmo grau que o agraciado já possui. Ao ser indicado novamente para a mesma condecoração, por novas ações de valor, deve receber o grau subsequente.
É de competência exclusiva do Conselho de Administração Nacional a outorga desta condecoração, em qualquer um de seus graus. Para concessão desta medalha é necessário que seja elaborado um relatório por uma comissão especialmente criada pela diretoria regional, que deverá efetuar todos os estudos e averiguações a respeito do fato, inclusive ouvindo testemunhas, caso haja, para que seja estabelecido um histórico completo do fato ou ação em estudo.
Como e quem entrega a Medalha de Cruz de Valor Caio Vianna Martins?
Por se tratar de uma rara e importante condecoração, a mesma deve
ser entregue preferencialmente pela diretoria regional ou nacional.
Abaixo se pode ver a foto das medalhas nos respectivos graus, Bronze, Prata e Ouro.
No dia 16 de dezembro de 2019, no Legislativo Municipal da cidade de Antônio Carlos, em sessão plenária, vereadores daquela cidade aprovaram, por unanimidade, o projeto Cultural Caio Vianna Martins, através do Projeto de Lei no. 2014/2019, proposto pelo vereador Altair Francisco Loschi, residente na Parada Araújo, zona rural da cidade, local onde está o Memorial Caio Vianna Martins e, por conseguinte, local onde ocorreu o trágico Acidente da Mantiqueira.
A egrégia Câmara recebeu o projeto com entusiasmo e, no momento de sua aprovação, fêz-se comentários distintos sôbre o valor do ato heróico do jovem Caio, reconhecendo a necessidade de incluir na pauta cultural da cidade mais este evento glorioso.
Presente naquela data, o chefe escoteiro Ignácio Castañón, a pedido dos membros da casa, fêz um pronunciamento, discorrendo sobre todo o acontecimento e, ao final, entregou a todos os presentes, uma cópia de seu livro recém lançado. Agradeceu o empenho de todos os vereadores, imaginando que, no futuro, a cidade de Antônio Carlos também possa disfrutar dos benefícios do Escotismo, com uma unidade escoteira local.
Abaixo o projeto aprovado, e sancionado pelo executivo e publicado no diário oficial, além das fotos da sessão plenária.
Uma Rodada Escoteira, representa o trabalho de comunicação entre radioamadores de todo o Brasil e de todo o mundo conectado.
Esta iniciativa foi colocada em prática pelo CRAEM – Conferência de Radioamadores em Emergência do estado do Rio de Janeiro, com múltiplos propósitos. Dentre eles, a comunicação entre radioamadores, jovens escoteiros, para promover e prevenir emergências diversas e divulgar os feitos de Caio Vianna Martins.
A rodada acontece uma vez por semana, sempre às sextas-feira para todos os radioamadores que tenham instalado o APP Echolink, na sala CRAEM, no horário de 20 às 21 horas.
Sejam bem vindos.