Estátua em Juiz de Fora/MG


Uma das primeiras homenagens a Caio Vianna Martins, foi erigida na cidade de Juiz de Fora/MG, no mes de junho de 1944, sob os auspícios do Instituto Granbery, mantenedor do Grupo Escoteiro 002/MG Caiuás
, que juntos possibilitaram a implantação de uma linda estátua em bronze, em homenagem aos 6(seis) anos do Acidente, ocorrido no ano de 1938. Referido monumento foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora por sua importância cultural, através do decreto no. 6941/2000.

Naquele dia de 25 de junho de 1944, uma missa solene foi realizada no Parque Halfeld, consagrando os feitos daquele que foi um grande herói.

O autor da obra foi o Alfredo Gallant e a execução da empresa Frateschi e Cia.

Material utilizado.: Miniatura de bronze sobre pedestal de granito, produzida em tamanho real. Na imagem original, constava ainda um bastão, do mesmo metal, que o jovem carregava na mão direita. Com o passar do tempo, as diversas depredações descaracterizaram o belo trabalho, sendo que hoje a estátua permanece sem aquele acessório escoteiro.

Esta linda homenagem encontra-se instalada bem no centro da cidade de Juiz de Fora, no local denominado "Parque Halfeld", um belo parque ajardinado e com grande fluxo de transeuntes.

Abaixo algumas fotos ilustrativas.